OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA
A Câmara de Piumhi realizou na noite da terça-feira, 25 de fevereiro, sua 8ª sessão ordinária do ano com a presença de todos os vereadores.
Na agenda dos trabalhos, levantamentos e demandas encaminhadas ao poder Executivo, nas mais diversas áreas, incluindo melhorias em trechos de estradas rurais, limpeza em terrenos urbanos, valorização dos servidores municipais, compra de equipamentos e manutenção de aparelhos de ar-condicionado para Unidade Básica de Saúde (UBS) entre outras indicações apresentadas pelos parlamentares.
A sessão contou ainda com participação do comerciante José Antônio Gonçalves, que usou a Tribuna do Cidadão para cobrar melhorias na estrutura do campo de futebol do distrito de Penedos, bem como providências quanto ao som excessivo de veículos estacionados em frente ao seu estabelecimento comercial.
ESTRADAS RURAIS
Durante pronunciamento em plenário, o vereador Fábio Henrique Novaes Ferreira, dirigiu agradecimentos aos servidores públicos que aturaram nas obras de melhorias nas estradas rurais do munícipio, destacando a excelência do trabalho realizado na região dos Campos. Agradeceu ainda ao prefeito Dr. Paulo César Vaz “pelo empenho em atender todas as demandas e a recuperação de todas as estradas, beneficiando os produtores rurais e os usuários das vias”. Ele também apresentou indicação ao Chefe do Poder Executivo, solicitando que sejam feitos reparos na rua Leonel Gonçalves de Moura, região central da cidade.
UBS E CÃES DE RUA
O vereador Wendel José de Oliveira citou a necessidade do conserto de um aparelho de ar-condicionado e aquisição de uma lavadora de roupas para a UBS Sudário Soares dos Santos, no bairro Vila Nova, demanda que teria sido apresentada por funcionários. Pede ainda providências para conter ataques de cães em situação de rua espalhados pela cidade, algo que, segundo o parlamentar, tem gerado aumento no número de pacientes que procuram as UBS para realizar curativos. É de sua autoria também a indicação ao Executivo solicitando melhorias na estrada rural de acesso à região do Rochedo.
PARQUE SENSORIAL
Parte do vereador João Marcos Macedo Silveira a proposta de criação no município de um parque sensorial inclusivo destinado a crianças portadoras de algum tipo de deficiência. Em seu pronunciamento, solicitou ao setor de fiscalização do município o empenho para a remoção de veículos abandonados nas ruas da cidade, que a seu ver podem se tornar focos para proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, em época de chuvas. E ainda que o município busque por parcerias junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) para destinação de cursos profissionalizantes gratuitos para a população. João Marcos chamou a atenção também para a necessidade de execução de serviços de limpeza urbana na rua do Contorno, no loteamento Jardim Betel, bairro Novo Tempo.
CEMITÉRIO E FUNCIONALISMO
Entre as sugestões do vereador João Lúcio de Matos endereçadas ao poder Executivo está incluída a limpeza do Cemitério da Saudade, algo que em sua opinião, “reduziria as reclamações a população com relação aquele local”. Destacou também a necessidade de um maior apoio e valorização dos servidores públicos municipais, solicitando o empenho dos demais vereadores na busca pela adoção de políticas públicas objetivando uma melhor qualidade de vida para o funcionalismo da Prefeitura de Piumhi, citando uma das demandas do setor, a retomada do adicional de insalubridade ao salário pago aos motoristas que atuam na área da saúde.
ENCONTRO COM SECRETÁRIO
João Lúcio de Matos deixou registrado durante a sessão sua presença na posse, na quinta, 20 de fevereiro, no Palácio da Liberdade, do novo secretário de Estado do governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP) com o qual participou, na manhã seguinte, de audiência para apresentação de demandas do município junto àquela secretária. Na conversa com o novo secretário, o vereador piumhiense destacou as principais necessidades da cidade e reforçou a importância de parcerias com o governo estadual para viabilizar recursos e projetos que beneficiem toda a comunidade.
“Foi um encontro muito proveitoso, um momento de aproximar Piumhi com o Governo do Estado, para levarmos as necessidades e demandas do município, que são muitas. O novo secretário foi muito receptivo e disse que as portas do governo mineiro estão abertas para Piumhi”, disse Lúcio, que confirmou ainda a vinda do vice-governador, Professor Mateus Simões a Piumhi para uma visita.
TEMPO DE SERVIÇO
A vereadora Shirley Elaine Gonçalves assina, juntamente com o vereador João Lúcio de Matos, requerimento endereçado ao chefe do poder Executivo, solicitando informações do posicionamento do município em relação ao restabelecimento da contagem de tempo de serviço do período suspenso pela Complementar nº 173/2020. Entre os questionamentos, se o tempo congelado será contabilizado e se os respectivos pagamentos dos servidores públicos municipais estão sendo realizados. Informou sobre a viagem a Belo Horizonte que realizará em companhia do presidente da Câmara, vereador José Welington da Silva para participação em curso na escola da Assembleia Legislativa, ocasião durante a qual irá também apresentar demandas do município junto a deputados, solicitando destinação de emendas parlamentares para Piumhi.
INCURSÃO A PASSOS
O presidente e o vice-presidente da Câmara de Piumhi, respectivamente José Welington da Silva e Gilvan Antônio da Silva estiveram na tarde da segunda-feira, 24 de fevereiro, na Câmara Municipal de Passos onde foram recebidos pelo presidente do Legislativo daquela cidade, vereador Plínio Andrade, que apresentou aos piumhiense toda a estrutura e a dinâmica de funcionamento daquela Casa. “Uma vista proveitosa, durante a qual tivemos a oportunidade de estreitar o relacionamento com o Legislativo passense e de acompanhar de perto os trabalhos ali desenvolvidos, experiência de sucesso que podem muito bem ser implantadas em Piumhi”, destacou José Welington da Silva.
TRIBUNA DO CIDADÃO
Usando a tribuna do cidadão na sessão da terça 25, o comerciante José Antônio Gonçalves, relatou que veio a Câmara em nome dos moradores da comunidade de Penedos, para cobrar da administração pública, uma promessa não cumprida de melhorias no campo de futebol local. Relatou ainda a presença de carros com som alto e que já havia se envolvido em um boletim de ocorrência acusando-o de ser o responsável pela perturbação. Pediu a construção de banheiro e vestiário para o campo de futebol de Penedos e o apelo dos vereadores para os veículos com música em alto volume.
Assessoria de Comunicação
Valério - Piumhi/MG – 25/02/2025