Gincana do Saber tem suas duas vencedoras

Piumhi participa pela primeira vez da Gincana do Saber. Oito alunos se empenharam e disputaram duas vagas para a próxima etapa que acontece em Nova Serrana
Gincana do Saber tem suas duas vencedoras

As vencedoras da 1ª Gincana do Saber da Câmara de Piumhi

Animação, preparação e foco. Assim podemos definir a noite da I Etapa Municipal da Gincana do Saber na Câmara Municipal de Piumhi. A noite da última quarta-feira, 13, foi marcada pelo desempenho brilhante de oito alunos do 9º ano de quatro escolas de Piumhi. O objetivo era conquistar uma das duas vagas para a Etapa Regional da Gincana do Saber que acontecerá em Nova Serrana, com a data ainda a ser confirmada.

Os alunos representaram respectivamente as escolas: Ana Laura Oliveri Ferreira de Souza e Isadora Brás Teixeira o Colégio Losango de Piumhi; as estudantes Cássia Sthephany Rodrigues Duarte e Ívila Sabrina Moreira a Escola Estadual Professor Francisco de Paula Rebelo Horta; os meninos Mateus Machado Castro e Paulo Ricardo Amaris de Castro o Colégio Presbiteriano - Mackenzie de Piumhi; Sophia Souza Melo e Lyandra Eduarda Faria Nunes o Instituto Perfil de Educação.

As rodadas

Foram três rodadas com perguntas para os estudantes. Em cada rodada, eles respondiam a três perguntas e a soma final eliminava os que tivessem menos pontos. As respostas receberam pontuação de zero para as completamente erradas; meio ponto para as que estivessem incompletas e um ponto para as completamente corretas.

Todas as perguntas foram formuladas pela Câmara Municipal de Piumhi. As respostas dos alunos foram julgadas por representantes da sociedade com vínculo direto com a Constituição Federal. Foram eles: Dr. Rogério Mendes Tôrres, juiz de direito; Dra. Mariana Aparecida Batista, advogada e presidente da 77ª Subseção da OAB-MG e Dr. Clésio Rodrigues Alves Júnior, advogado.

Foram cerca de três horas de avaliação. As torcidas se agitavam e vibraram com cada ponto dos colegas. No final, todos os estudantes se mostraram empenhados e comprometidos com a matéria.

As vencedoras da noite foram Sophia e Ana Laura, que agora seguem rumo a Nova Serrana na Etapa Regional.

Constituição em Miúdos

O Livro “Constituição em Miúdos” baseado na Constituição Federal de 1988, foi o alicerce para as perguntas na Gincana. Ele foi idealizado pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre – MG, em parceria com o Senado Federal, por meio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL.

Para preparar os alunos a Câmara Municipal de Piumhi elaborou um curso sobre o Livro “Constituição em Miúdos” e também da própria Constituição Federal. Os professores lecionaram por sete horas/aula nos meses de julho, agosto e setembro deste ano.

As escolas também poderiam aprimorar os estudos com seus alunos e algumas também dispensaram parte das aulas para tirar dúvidas.

Resultado

A noite foi brilhante. “Pela primeira vez sediamos uma Gincana deste porte e tenho muito orgulho dos estudantes que participaram dela. Eles mostraram empenho e dedicação a um assunto que não está inserido nas escolas, no cotidiano deles. Mesmo assim, quiseram aprender mais sobre nossa Constituição. Isso me dá um fôlego novo para acreditar que os jovens irão se tornar cidadãos cada vez mais conscientes, com um pouco de esforço e trabalho. A Câmara está feliz pelo resultado e agora partimos para a próxima etapa, confiantes” – contou o presidente da Casa Legislativa, Antônio Fernando Gomes.