Gincana do Saber tem aula inaugural na Câmara de Piumhi

Pela primeira vez a Câmara realiza a Gincana do Saber em Piumhi
Gincana do Saber tem aula inaugural na Câmara de Piumhi

Alunos participam de aula inaugural da Gincana do Saber

A Câmara Municipal de Piumhi participa, neste ano, pela primeira vez, da Gincana do Saber. Dois alunos serão selecionados para participarem das etapas regional e inter-regional, mas, antes, precisam passar na etapa municipal.

A Gincana do Saber foi inicialmente um projeto idealizado pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre – MG, em parceria com o Senado Federal, por meio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL. Tendo se iniciado na Região Sul de Minas, o Projeto contou primeiramente com a participação somente dos municípios da citada região.

Novos Rumos

A partir deste ano, a Câmara Municipal de Piumhi foi convidada a integrar como parte deste projeto brilhante e como tal quer se desenvolver junto com os alunos do 9º ano das escolas de Piumhi.

Em 2017 a cidade Polo Centro-Oeste será Nova Serrana. Dois alunos de Piumhi representarão a Cidade Carinho onde concorrerão com outras 25 outras cidades.

Projeto Pedagógico

O Projeto é de caráter pedagógico e dentre seus objetivos consta o incentivo a estudantes do Ensino Fundamental em conhecer e estudar a Constituição Federal, por meio de um manual chamado “Constituição em Miúdos”. Sua primeira edição foi elaborada pela Câmara de Pouso Alegre e, anualmente, é revisado e gratuitamente disponibilizado pelo Senado Federal.

O Projeto é realizado em 03 (três) etapas: municipal, regional e inter-regional. Na primeira etapa, cada município seleciona 02 (dois) alunos para estudarem na própria cidade. Na fase regional, esses dois alunos participam de rodadas de perguntas com outras cidades da região Centro-Oeste sobre o mesmo tema. Na terceira etapa, os alunos das cidades classificadas participam de rodas de perguntas com alunos da região Sul.

Em Piumhi, a seleção municipal acontecerá no dia 13 de setembro, onde os alunos Ana Laura Oliveri Ferreira de Souza; Isadora Brás Teixeira; Sophia Souza Melo; Lyandra Eduarda Faria Nunes; Cássia Sthephany Rodrigues Duarte; Ívila Sabrina Moreira; Paulo Ricardo Amaris de Castro e Mateus Machado Castro disputarão as duas vagas.

Aula Inaugural

Na segunda-feira (31/07) aconteceu a Aula Inaugural da Gincana do Saber. Ela contou com a participação dos alunos e dos professores. As aulas serão ministradas na Câmara Municipal de Piumhi por profissionais ligados na área do Direito: Alessandro Félix, Cely Cristina Costa e Silva Alves, Luiz Carlos Cherain Júnior, o vereador Antônio Fernando Gomes e as servidoras públicas Deuselayne Aparecida Rodrigues, Lívia Maria Silva Souza e Mayara Pereira Amorim.